REPÚBLICA DE BENIN (01/08/1960)ex-Daomé e ex-Costa dos Escravos
Lema: “FRATERNITÉ – JUSTICE – TRAVAIL” (francês)(“Fraternidade – Justiça – Trabalho”)
Benin – République du Bénin – People's Republic of Benin – DahomeyNome oficial: République du Bénin.Capital: Porto Novo ou Porto-Novo (sede administrativa), Cotonou (sede do governo).Religião: crenças tradicionais (Animistes) 61% (vodu), cristianismo (catolicismo e protestantismo) 19%, islamismo (Islam) 15%, outras 5% (2007).Bandeira: Usa as cores populares da Pan-African da Etiópia (amarela, verde e vermelha).Presidente: Dr. Boni Yayi (08/04/2006).Moeda (numismática): franco CFA.
Benin é a terra de origem de muitos escravos trazidos para o Brasil. Até hoje mantém forte vínculo cultural com a Bahia. O acarajé, tradicional bolinho baiano, faz parte da culinária beninense – sob o nome de acará. Feijoada, azeite-de-dendê e inhame também são pratos nacionais.
O país tem rápido crescimento econômico, mas mantém altas taxas de inflação e de desemprego, gerando tensão social. O norte é sua região mais pobre, com influência islâmica. No sul, a pesca e a agricultura sustentam a economia.
Benin foi ocupado por pequenas monarquias tribais, das quais a mais poderosa era o reinado Fon de Daomé... A partir do século XVII, os portugueses estabelecem postos comerciais no litoral, que se torna conhecido como Costa dos Escravos. As atividades coloniais portuguesas em Benin, concentraram-se no tráfego de escravos que são vendidos no Brasil e no Caribe...
No século XIX, a França, em campanha para abolir o comércio de escravos, entra em guerra com alguns reinos locais. Em 1892, o reinado Fon é subjugado e o país torna-se protetorado francês, com o nome de Daomé...
Selos foram emitidos pela Colônia Francesa entre 1892 a 1894. O primeiro é de 1892 (Scott: 1), com valor facial de 1 centime, preto sobre azul, remarcado à mão com a sobrecarga “BENIN” em um selo das Colônias Francesas; o segundo selo tem valor facial de 2 c, marrom (ambos não tenho sua respectiva imagem)... O selo abaixo (central) é um exemplo do mesmo ano e tem valor facial de 1 franco.
Do lado esquerdo da tela, selo emitido em 1893 – Golfo de Benin (Scott: 20, SG: 17), com valor facial de 1 centime. Do ado direito, selo emitido em 1899 – Daomé e Dependências (Scott: 1, SG: 1), também com valor facial de 1 centime.
FILATELIA
Composição étnica (2007): fon 66%, iorubá 9%, bariba 10%, somba 5%, fulani 4%, outros 6%, compõem a população (5,7 milhões, 1997) de nacionalidade beninense.
Outras etnias presentes no Benin: adja, aizo, berba, dendi, dita mari, goun, haussá, ibo, kabrais, mina, nagot, peulh, tauregue, warma, zarma... A cidade com maior diversidade étnica do país é Parakou, localizada na província de Borgou – norte do país.
O idioma oficial é o francês, mas também são faladas línguas nacionais como o fongbé (fongbe ou fon?), no centro e no sul da Nação (26%). No norte do país são faladas línguas tribais como: bariba 13%, ditamari 5% (ditammari), tem 4%, dendi 3%, peul 2%. Já no sul: iorubá 14% (yoruba), goungbé 12% (gungbe), adja-gbé 11% (ajagbe), ayizo-gbé 8%.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário