terça-feira, 7 de outubro de 2008

AFRICANIDADES

Religião




Igreja Celestial de Cristo batismo em Cotonou. Cinco por cento da população do Benin pertence à Igreja Celestial de Cristo, uma African Initiated Church.
Segundo o Censo de 2002, 27.1% da população do Benin é Católica romana, 24.4% é Muçulmana, 17.3% pratica Vodun, 5% Celestial cristã, 3.2% Metodista, 7.5% outras denominações cristãs, 6% outros grupos religiosos tradicionais locais, 1.9% outros grupos religiosos, e 6.5% reivindicam não filiação religiosa.[1]
Religiões indígenas locais incluem religiões animistas em Atakora (províncias Atakora e Donga) e Vodun e Orixá ou Orisa venerados entre os povos Yoruba e Tado no centro e sul do país. A cidade de Ouidah na costa central é o centro espiritual do Vodun beninense.
O Tado e o panteão dos Orixás Yoruba correspondem aproximadamente:
O Ser supremo Mawu (na língua fon) ou Olodumare (também conhecido como Olorun, Eledumare, Olofin-Orun e Eledaa entre outros nomes) (em yoruba)
A divindade da terra e da varíola, conhecido como Sakpana (ou Sopono, Sakpata), também podem ser especificados como 'Shakpata, Shopono, Shakpana, e também conhecido como Babalu Aye ou Obalu Aye.
A divindade de trovão e relâmpagos, conhecido como Shango ou Xangô; também podem ser especificado como Sango, também conhecido como Jakuta, Chango, Xevioso e Hevioso.
A divindade da guerra e do ferro, conhecido como Ogun, também conhecido como Ogoun ou Gu.
As maiores religiões introduzidas são o Islamismo, pelo Império Songhai e comerciantes Hausa, e agora seguido por todo Alibori, Borgou, e províncias Donga, bem como entre os Yoruba (que também seguem o cristianismo), e Cristianismo, seguido por todo o sul e centro do Benin e em Otammari país no Atakora. Muitos, contudo, continuam mantendo crenças dos Voduns e Orixás e incorporaram no Cristianismo o panteão de Vodun e Orixá.

Nenhum comentário: