quinta-feira, 9 de outubro de 2008


Desnutrição mata 6 milhões de crianças por ano

Cerca de 6 milhões de crianças morrem anualmente em todo o mundo em conseqüência da desnutrição, apesar da disponibilidade de soluções relativamente baratas que poderiam aliviar a situação, segundo estudo do Population Reference Bureau, um grupo de pesquisa de Washington, em seu “Dados sobre a População Mundial de 2007″.
Apesar de o problema ocorrer principalmente em países de baixa e média rendas, a desnutrição afeta também alguns países ricos, frisou o instituto. O relatório afirma que a má nutrição da mãe durante a gravidez e do bebê nos primeiros anos acarreta danos mentais e físicos severos e irreversíveis.
Bill Butz, presidente do grupo, disse que o público normalmente não presta maior atenção ao número de crianças mortas pela desnutrição, cerca de 16.500 por dia, “porque ela não mata diretamente, como a pneumonia e diarréia”.
“Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com medidas alimentares que são efetivas e muitas vezes de baixo custo”, explicou Butz. “A desnutrição aumenta a suscetibilidade a doenças, ao mesmo tempo que a saúde precária exacerba as conseqüências da má nutrição”, diz o relatório.
Apesar de alguns importantes progressos, continuou, cerca de 30% das crianças de países de baixa e média rendas estão abaixo do peso. O problema é maior no Sul da Ásia e África subsaariana.
Agência Estado.
Bianca Cunha

Nenhum comentário: